FAQ - Perguntas Frequentes

1 - O que é uma Casa de Apoio ou hospice?

É um serviço de hospedagem de curta ou longa permanência, com cuidados em saúde para pacientes crônicos e dependentes de cuidados mais especializados.
O termo “HOSPICE” origina do latim e tem o mesmo sentido de hospital, isto é, um tipo de hospedagem com atenção à saúde.
No Brasil, o primeiro hospice surgiu na Bahia, no século XVII. Hospice de Nossa Senhora da Piedade.

2 - Quem paga uma Casa de Apoio ou hospice?

Existem Casas de Apoio financiadas pelo governo, ONGs, planos de Saúde e/ou o próprio cliente e sua família.

3 - Posso tomar meus medicamentos habituais em clínicas de hospice?

Muitas pessoas querem saber se eles devem continuar a tomar a sua medicação regular, enquanto estão no hospice. Isso depende de metas do paciente, condição médica, prognóstico, e da indicação para estes medicamentos. Em geral, a maioria dos medicamentos são mantidos de forma que eles não interfiram com a condição de base do  paciente.

4 - Pode o hospice ajudar com a minha situação de vida?

Muitas pessoas podem ter dificuldade em ter os seus entes queridos em casa ou simplesmente são incapazes de fornecer o nível de cuidado que é necessário. Agências de cuidados paliativos são locais de vida assistida, com instalações que podem acomodar pacientes do hospice normalmente.

5 - Pode o hospice fornecer tratamento para infecções?

Muitos pacientes e familiares estão preocupados se eles podem receber o tratamento para infecções como a pneumonia ou infecção urinária. Hospices são flexíveis em termos de sua abordagem para o tratamento de infecções reversíveis. A maioria, mas não em todos, oferecem testes de diagnóstico e antibióticos. É importante abordar estas preocupações durante a avaliação inicial.

6 - E o meu próprio médico está autorizado a me ver no hospice?

Outros querem saber se eles ainda podem ver os seus próprios médicos regulares. Como mencionado anteriormente, os médicos podem continuar a seguir seus pacientes na clínica e até mesmo fazer visitas domiciliares.

7 - É possível ir ao hospital se estou no hospice?

Todas as vezes que o paciente necessitar de atendimento de urgência, em decorrência de piora de sua condição de saúde, ele deverá ser reconduzido a um serviço hospitalar para o atendimento da urgência e depois da condição de saúde regularizada, o paciente poderá retornar ao hospice ou casa de apoio para continuar seu tratamento.

8 - Além de medicamentos e equipamentos, que outros serviços são oferecidos pelo hospice?

Serviços auxiliares, tais como nutricionistas, terapeutas, e auxiliares de saúde. O grau em que cada hospice utiliza estes serviços varia amplamente. Às vezes, essas intervenções adicionais são importantes para os pacientes e suas famílias. Assim, é aconselhável discutir a disponibilidade desses serviços com os representantes do hospice.